domingo, 18 de julho de 2010

PIRES - Colmeosa - Viseu

DESCENDÊNCIA
Pais de Ana Gomes
Avós de Francisca Ferraz
Bisavós de Alexandre Ferreira da Cruz
Terceiros Avós de Miguel Ignácio Ferreira
Quartos Avós de Fernando Luis Ferreira
Quintos Avós de Joaquim Vieira Ferreira
Sextos Avós de Fernando Luis Vieira Ferreira
Sétimos Avós de Joaquim Vieira Ferreira Netto
Oitavos Avós de José Bento Vieira Ferreira
Nonos Avós de Anamaria Nunes Vieira Ferreira


1. MANOEL PIRES. 1º do Nome. Nascido por volta de 1630.

É possível que o Patriarca da Família Pires tenha sido Simão Pires:

Livro dos acordos de 1534 da cidade de Viseu - Página 235 - de Viseu (Portugal), Alexandre de Lucena e Vale, Viseu - Portugal - 1945 - 241 páginas 198 18 »
—Juram. t° a Simão Pires para jurado . . . 199 » » — Multa aos jurados que escreverem...
É importante destacar que o nome Simão Pires se repete na provável descendência, assim como a profissão de Monteiro Mor:

História florestal, aquícola e cinegética: colectânea de documentos... - Página 247. de C. M. L. Baeta Neves, Maria Teresa Barbosa Acabado, Maria Luísa Esteves, Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Portugal), Portugal Direcção-Geral do Ordenamento e Gestão Florestal.
1515 Fevereiro 7 - Carta de monteiro da ribeira da Lamarosa a Simão Pires. Chanc. D. Manuel, L.* 11, fls. 78 v. - 79 373 — 1515 Junho 6 — Carta de ...

Simão Pires, natural da Colmeosa, era casado com Dona Maria Vaz, natural da Póvoa das Fontainhas, também em Santa Comba, foi Patriarca de uma Família Pires, da Colmeosa que tem começo em Manuel Pires, natural de Póvoa das Fontainhas, nascido por volta de 1700, que foi casado com Dona Joana Gomes, do Couto do Mosteiro, filha do Capitão João Gomes e de Dona Maria da Assunção. Foram Pais de Luis Gomes Pires, José Gomes Pires, Manuel Pires Vaz, João Gomes Pires e Dona Bernarda Joaquina de São José, alguns com Carta de Brasão que levava as armas dos Ferreira, Ferraz, Gomes e Pereira.

É difícil imaginar que no Couto do Mosteiro ou na vizinha Colmeosa, à mesma época houvesse dois “Manoel Pires” com descendência do apelido Gomes, como foi o meu 9º avô Manoel Pires, pai de Ana Gomes - do mesmo modo que esse filho do Simão Pires e de Dona Maria Vaz.

O meu 9º avô nasceu por volta de 1630. Esse - pelas datas de sua descendência - acredito que tenha nascido por volta de 1700, o que o afasta em quase 70 anos do meu 9º avô – duas ou três gerações.

Destacamos também nas Cartas de Brasão que os descendentes de Simão Pires receberam levavam as armas dos Ferreira e Ferraz, lembrando que a neta de Manuel Pires era Francisca Ferraz, que se casou na Família Ferreira. Fazemos o registro para futuras comprovações, mas acreditando que sejam todos da mesma família.


De Manuel Pires desconhecemos seu casamento acontecido por volta de 1650, muito provavelmente na Família Gomes, apelido adotado pela única filha do casal. Foram Pais de:

2. ANA GOMES, nascida por volta de 1650, no Couto do Mosteiro.


Casada, em 14 de Fevereiro de 1668, com ANTONIO JORGE, nascido por volta de 1650, na Colmeosa, talvez, onde era morador. Foram Pais de:

3. FRANCISCA FERRAZ casada com MANOEL FERREIRA, Patriarcas da 3a Geração da Família Ferreira, em Viseu, e 1a Geração da Família Ferreira, no Maranhão.

Pesquisa
Anamaria Nunes

Assentos Paroquiais
Ana Paula
Pereira

3 comentários:

  1. O Simão que tratas é Simão Pires Ferreira nasc. 1656 Falec. em 1706 Ilha Terceira?

    ResponderExcluir
  2. Manuel Pires (Póvoa das Fontainhas, c.1700 casado com Dona Joana Gomes do Couto do Mosteiro (filha do capitão João Gomes e de D. Maria da Assunção) pias de Luís Gomes Pires, José Gomes Pires, Manuel Pires Vaz, João Gomes Pires e Dona Bernarda de São José , alguns com carta de brasão
    QUAL A FONTE?

    ResponderExcluir
  3. Manuel Pires (Póvoa das Fontainhas, c.1700 casado com Dona Joana Gomes do Couto do Mosteiro (filha do capitão João Gomes e de D. Maria da Assunção) pias de Luís Gomes Pires, José Gomes Pires, Manuel Pires Vaz, João Gomes Pires e Dona Bernarda de São José , alguns com carta de brasão
    QUAL A FONTE?

    ResponderExcluir